Tomar a decisão certa!


Nos dias de hoje a escolha do projeto certo é fundamental. Observem que não é fazer certo o projeto e sim fazer o projeto certo. Aquele projeto que considerando todas as variáveis (ou boa parte delas) trará ótimos resultados para os envolvidos.

Mas o que considerar? Como fazer a análise? Qual é a minha margem de risco? Qual é a minha motivação?
Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas na tomada de decisão.

Para deixar bem claro que gerenciamento de projetos pode ser aplicado em qualquer área de conhecimento eu gosto muito de utilizar exemplos da nossa vida, do nosso dia-a-dia e que muitas vezes não são considerados como projetos.

Vamos supor que você tenha um grande objetivo profissional (não entraremos no detalhe agora) e que também tenha um prazo para alcançá-lo e, ainda, demande de recursos físicos e financeiros para concluí-lo.
Vejam só. Você tem um projeto de vida profissional.

Agora vamos supor que você tenha em suas mãos dois projetos (ou duas oportunidades, como veremos mais adiante). Ambos farão com que seu objetivo principal seja atingido. Mas como não poderia deixar de acontecer existem riscos associados aos dois projetos. 

Então vem a pergunta: Qual projeto escolher? (ou Qual oportunidade para alcançar meu objetivo escolher?)

No gerenciamento de projetos temos os "Métodos de seleção de projeto", cujo objetivo é a medição do valor ou atratividade para o dono do projeto.

Os métodos de mensuração mais comuns são:

1. Custo x Benefício: resumidamente significa o quanto eu gasto e quanto eu ganho.

Vejamos o exemplo abaixo, considerando 2 informações a respeito dos projetos:
Poderíamos dizer que o Projeto B é melhor que o Projeto A?!
Claro que poderíamos se um dos nossos objetivos é a estabilidade. Agora, se um dos nossos objetivos é montar um "pé de meia" em curto espaço de tempo, talvez o Projeto A seja o melhor.

2. Pontuação (Ponderação)
Neste método de seleção buscamos identificar um grande número de critérios que possam ser utilizados para nos apoiar na decisão, então atribuimos um peso a cada critério e avaliamos os projetos com base nos critérios. Ao término da análise ganha o projeto que obtiver a maior pontuação.

Para os projetos citados acima podemos identificar os critérios listados e atribuirmos pesos conforme nossos objetivos:

Exemplo:
Agora, supondo a análise a seguir:
Citei apenas alguns poucos critérios que podem ser utilizados para análise. Estes métodos são utilizados na escolha de qual projeto iniciar. Existem outros métodos que podem ser aplicados tais como ROI e payback.

Pensem no futuro profissional de vocês e então identifiquem e atribuam pesos aos critérios.


Abraços,


Você também pode gostar de

Nenhum comentário: