O gerente de projetos precisar ser técnico?

Já sabemos que o gerente de projetos precisa conhecer das técnicas de gerenciamento de projetos, normas e regulamentos onde o projeto está inserido, habilidades interpessoais etc.

E quanto ao conhecimento técnico do produto do projeto?! É necessário ser engenheiro para gerenciar projetos de engenharia? É necessário ser informata para gerenciar projetos de TI?

Pois bem, durante as primeiras versões do PMBOK o PMI considerava que o gerente de projetos não precisava ter conhecimentos técnicos, era necessário ter conhecimentos das técnicas de gerenciamento de projetos e técnicas de administração, mas a equipe deve conhecer profundamente os pormenores técnicos, pois são uma forma de consultores do gerente.

Nos dias de hoje, percebe-se que o gerente de projetos precisa sim ter conhecimentos técnicos a respeito do produto que está sendo elaborado pelo projeto. Assim uma das habilidades necessárias para o gerente de projetos é a competência técnica, ou seja a capacidade de coordenar as ações técnicas do projeto.

Não quero dizer com isso que um gerente de projetos de TI não possa gerenciar projetos de construção civil, mas será muito mais oportuno para o projeto que o gerente de projetos escolhido já tenha trabalhado com projetos da área em questão e que também conheça (de forma geral) os detalhes técnicos.

As principais habilidades indicadas no PMBOK são:

  • Liderança
  • Comunicação
  • Negociação
  • Resolução de problemas
  • Influência na organização

Algumas outras habilidades do gerente de projetos: ser flexível, criativo, paciente, educado, persistente, ter controle emocional, resistência ao estresse.

Se você é ou está indo para o gerenciamento de projetos de uma área nova para você, recomendo fortemente a leitura de livros, artigos, etc que falem das técnicas utilizadas para geração do produto do projeto.


Abraços,



Você também pode gostar de

Um comentário:

  1. Oi Fladhimyr!

    Curioso que eu também tinha essa mesma questão, até que ponto o gestor de projecto deve ter competências técnicas sobre a área que vai gerir.

    Coloquei até essa questão no linked.in e teve respostas bem interessantes (http://www.linkedin.com/answers/business-operations/project-management/OPS_PRJ/474417-16531996?browseIdx=1&sik=1242732037281&goback=%2Eamq)

    A maior parte concorda com essa opinião mesmo, é importante conhecer a componente técnica para gerir o projecto de forma mais eficiente e autónoma.

    Abraço!

    Alberto Mota

    ResponderExcluir