Compromissos são como paredes

Atrasos em entregas devem ser exceções e não regras, lembrem-se que prazos (ou compromissos) devem ser vistos como paredes, uma vez firmada não é possível mudar de lugar sem uma boa, na verdade, sem uma ótima justificativa.

Tenha em mente que todo o atraso deve ser bem justificado, busque com os envolvidos os motivos do atraso e sempre questione porque. Identifique os motivos do atraso, os impactos e elabore uma proposta de correção.

Sempre que forem apresentar uma proposta de mudanças nas datas dos compromisos tenha segurança quanto à sua análise de impacto e assegure-se que a solução proposta é a melhor.

Para não ser pego de supresa com problemas mascarados ou com problemas repentinos faça o acompanhamento das atividades com uma periodicidade pequena. Esta depende das características do projeto e/ou das atividades, podem se repetir duas vezes ao dia, serem diárias, semanais, etc. O importante é que qualquer desvio seja identificado em tempo suficiente de colocar em prática um plano de recuperação.

Seguem alguns exemplos de perguntas que podem lhe auxiliar em um acompanhamento diário:
- Está tudo certo com as suas atividades?
- Quanto tempo estava previsto?
- Quanto tempo você já gastou?
- O tempo que resta para terminar é suficiente para finalizar a atividade?
-- Se não, porque? O que surgiu de novo que modificou o esforço?

Outra ação muito importante que todo o gerente deve fazer é conscientizar sua equipe da importância e responsabilidade das entregas. Cada integrante da equipe pode e deve sinalizar (levantar a bandeira) caso visualize um possível problema no projeto ou em suas atividades.

Muito sucesso e poucas (pouquíssimas) alterações de compromissos.


Abraços,
Fladhimyr


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