Gestão de investimentos

Na disciplina Gestão de investimento em TI do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação da PUC-RS abordamos assuntos relacionados com gestão de investimentos em um escopo muito maior, pois a gestão estratégica pode ser utilizada tanto em projetos de TI quanto em projetos de qualquer outra natureza.
Quando pensamos em gestão de investimentos alguns conceitos são lembrados:

Pode-se dizer que talvez o mais importante seja "expectativas", atender as expectativas das partes envolvidas. Por melhor que um projeto seja gerenciado não fará muito sentido se as expectativas dos envolvidos não for atendida.
Nesse sentido, em qualquer projeto, quer seja pessoal quer seja profissional, o primeiro passo é ter clareza quanto às expectativas.
Quando falamos em expectativas veio o conceito de Valores:

  • Valores tangíveis: 
    • Monetários e físicos: ROI, TIR, VPL, Payback
  • Valores intangíveis: 
    • Relacional: clientes, alianças, fornecedores, sociedade
    • Organizacional: sistemas e processos, marca e reputação, propriedade intelectual
    • Humano: criatividade, competências, conhecimento, inovação

Abordamos gestão de projetos, que pode ser entendido como fazer certo os projetos. Não podia ficar de fora gestão de portfólios, que pode ser entendido como fazer o projeto certo.
Passamos por gestão de riscos que tem como objetivo maximizar as oportunidades e minimizar os impactos negativos nos projetos.

Para demonstrar na prática os conceitos vistos em sala de aula a turma construiu um imóvel para alugar.
Ganhou a equipe que conseguiu faturar o equivalente a 3 vezes mais que o investimento para a construção e com o menor payback.










Ficou claro que calcular o retorno do investimento não é tarefa fácil, no entanto, com a prática percebe-se que é possível termos muito ganho.

Persistência é uma palavra chave.



Você também pode gostar de

Nenhum comentário: