Mas...o profissional não era sênior?!



De forma bem simplista, a este rótulo “senioridade” atribui-se três valores, são eles: júnior, pleno e sênior. Ciente de que existem outras nomenclaturas. O mais importante a esclarecer é que são utilizadas para classificar um profissional. Cada profissional tem o seu entendimento individual de sua senioridade. Da mesma maneira, as empresas também possuem uma definição de classificação dos profissionais. O ponto é:
Você e sua empresa compartilham do mesmo entendimento quanto a senioridade?
Há casos em que o profissional sênior é aquele que tem vários anos de experiência, digamos, por exemplo, mais de 5 anos de experiência profissional na mesma função. Quando permanece na mesma empresa por este período, em geral, também tem um salário maior. Alguns profissionais se consideram sênior pelo simples fato de estar trabalhando na mesma função a algum tempo. Portanto, não buscam novos desafios, novas oportunidades e novas funções….Vai uma reflexão:
Será que profissionais com muito tempo de experiência na mesma função não estão acomodados?
Ah! Ok. O profissional tem mais de 5 anos de experiência e uma certificação, por exemplo Project Management Professional - PMP (cito esta certificação pois ela tem um processo rigoroso para obtenção). Existem tantas outras certificações, em diversas áreas de conhecimento, e em muitas delas basta realizar uma prova e, caso o candidato atinja a pontuação  mínima estará certificado. Conheço vários cursos, treinamentos, preparatórios para a certificação, etc, que na verdade tem um único objetivo: preparar o candidato para “passar na prova”. Sabe aqueles cursinhos pré-vestibulares. Pois então, é isso. Não tiro o mérito do profissional, pois ele determinou um objetivo (passar na prova) e alcançou (obteve a certificação). De qualquer forma, vai outra reflexão:
Todo profissional que tem uma certificação pode ser considerado um profissional sênior?
Estes profissionais colocaram seu CHA (competência, habilidade, atitude) em prática. Lembrando, o CHA é uma medida de avaliação profissional, em que o “C” significa conhecimento sobre um determinado assunto. O “H” é a habilidade de usar o conhecimento para realizar uma determinada tarefa. O “A” é de atitude, iniciativa, significa não esperar que alguém diga o que precisa ser feito, é perceber que algo precisa ser feito e ir lá e fazer.
Não é incomum a contratação de profissionais que se dizem sênior, porém no dia a dia da empresa os gestores e a equipe o percebem de outra forma. Se isso acontece na sua empresa, não se apavore. É mais comum do que você pode imaginar. Este é mais um exemplo de problema de comunicação. Em geral, cada pessoa tem o seu entendimento individual de senioridade, e o que ocorre é o não compartilhamento da definição de senioridade entre os envolvidos. Já sabe qual é a solução?
A solução está na definição dos critérios para a classificação de senioridade, sejam eles júnior, pleno, sênior ou analista 1, analista 2, analista 3, … Desta forma a empresa apresenta o que espera do profissional para cada nível da senioridade, o profissional avalia se ambos estão com o mesmo entendimento. Este entendimento, o conduzirá ao caminho para minimizar problemas relacionados ao enquadramento profissional.
Compartilhe conosco os critérios que você ou sua empresa utilizam para definir a senioridade do profissional.



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